segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Tribuna Livre-BJI | Rogério Lima cobra esclarecimentos sobre valores do PMAQ

Na condição de cidadão e também de presidente do Sindserv-BJi, Rogério Lima fez uma abordagem mais do que oportuna sobre a aprovação do PMAQ nesta mesma sessão, ele foi assertivo ao propor a criação de uma comissão fiscalizadora composta por vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde e do sindicato para fazer um levantamento acerca dos valores relacionados ao programa.

Ele frisou com destaque sobre a necessidade do secretário de saúde apresentar a prestação de contas dos valores utilizados dos repasses realizados até o momento, que serão distribuídos em 70% como gratificação retroativa, se o programa dependia de aprovação do Poder Legislativo para ser executado, como o poder executivo pôde utilizar quase a metade dos R$ 1.120.000,00?


Na sequência, o presidente do sindicato ainda sugeriu que esta comissão tenha caráter permanente para acompanhar a aplicação dos recursos do programa, e também para auxiliar na avaliação de metas que será efetuada a cada trimestre.

Por fim, cabe ainda salientar que o secretário de saúde tem por obrigação legal, apresentar para todos onde e como serão investidos os 40% que serão destinados a estruturação das unidades do sistema que participarão do PMAQ.

Até o momento a secretaria de saúde faltou completamente com a transparência para este importante debate, não foram apresentados nenhum documento com os números relacionados ao programa, com isso, o debate se limitou as poucas informações no alcance da oposição.