quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Senado aprova proposta do voto impresso

O PEC do Voto Impresso foi aprovado nesta noite de quarta-feira (02/09) na sessão deliberativa do senado, ela propõe que no momento do voto a urna eletrônica irá imprimir um comprovante que será mecanicamente depositado em uma urna física, sem que o eleitor tenha contato com o comprovante, o eleitor então não teria acesso ao que foi impresso, seu mecanismo de conferência do voto permanecerá o mesmo atual, somente na tela da urna eletrônica.

A medida soa como fundamental para conter supostas fraudes ocorridas na urna eletrônica, mas na verdade temos que analisar alguns aspectos que poderão desmistificar tanta segurança neste dispositivo como garantia contra fraudes.

Inicialmente temos que considerar que se tem pessoas influentes com intenções fraudulentas a ponto de adulterar o resultado de uma eleição, é óbvio que este mesmo fraudador poderá burlar o voto que será impresso no comprovante, já que o eleitor não terá acesso ao mesmo, qualquer hacker pode viciar um sistema que faça com que o eleitor digite o número de um candidato e o voto vai para o outro, mesmo impresso.

Vamos supor que o eleitor tenha a oportunidade de verificar o voto impresso e o mesmo seja depositado na urna inviolável pelo próprio eleitor, da mesma maneira a vulnerabilidade permanecerá a mesma, pois esta urna que guardará os votos impressos somente é inviolável para nós eleitores e cidadãos comuns, já os que tem poder de fraudar um sistema eletrônico da urna de votação, mais fácil ainda será arrombar a urna “inviolável” e alterar os votos impressos. 

Ainda temos que levar em consideração o gasto exorbitante que recairá sobre os contribuintes para adaptar ao novo sistema de voto impresso, tendo que substituir ou adaptar todas as urnas eletrônicas do país, para não ter a garantia de que não haverá fraudes. Desconfio muito de que existe interesse financeiro muito maior do que propriamente a lisura eleitoral.

As eleições brasileiras são amplamente fraudadas, não pelas urnas eletrônicas, e sim pelas manipulações das pesquisas, do desequilíbrio do financiamento empresarial, ou pelo voto vendido, esses são os reais fatores de fraudam todas as eleições, enquanto a oferta de compra de votos for aceita não haverá dispositivo eletrônico ou mecânico que impedirá a fraude eleitoral, e sim a conscientização da sociedade, a independência plena dos veículos de comunicação e o constante combate a corrupção.